Contagem de calorias para emagrecer funciona?

Foram 95 calorias do copo de leite, mais 70 do achocolatado. Não podemos nos esquecer das 200 calorias da granola com iogurte. Chegou a hora do almoço. E, agora, como contar as calorias de cada item? E das frutas? E verduras? Pois é, os cálculos para emagrecer podem ser bem detalhados e expressivos. É claro que eles podem funcionar, mas exigem uma dedicação fora do normal e desnecessária, na grande maioria dos casos.

Contagem de calorias para emagrecer

A contagem de calorias para emagrecer nada mais é do que um método em que o indivíduo conta caloria por caloria daquilo que é consumido em cada uma de suas refeições: no café da manhã, no almoço, janta e, até mesmo, nos lanches entre uma e outra.

Uma dieta regrada nesse cálculo até pode funcionar, mas a verdade é que esse controle, além de desnecessário, pode acabar prejudicando as necessidades nutricionais diárias do organismo do indivíduo.

Para entender por que ela pode ser prejudicial, basta imaginarmos um exemplo: o indivíduo “fechou” a sua quantidade máxima de calorias diárias já no café do final da tarde, antes mesmo da janta.

Por isso, ele não vai mais comer durante esse dia, com o intuito de não ultrapassar a contagem.

Diferentemente do que se imagina, isso, com certeza, não é nada saudável para o seu organismo. Quando ficamos muito tempo sem comer, o nosso organismo age de forma contrária do que o esperado: ele começa a estocar gordura, afinal, ele não sabe quando precisará passar fome novamente. Por isso, ele se prepara estocando uma quantidade maior de gorduras no seu corpo.

E, além de passar fome e estocar gordura, é muito possível que você não tenha concluído as suas necessidades nutricionais por conta dessa refeição que não foi realizada, o que é extremamente prejudicial.

Métodos de emagrecimento

Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais os métodos de emagrecimento e as dietas estejam deixando cada vez mais de lado a contagem de calorias.

A verdade é que, para muitos profissionais, esse método é realmente ineficiente. E é extremamente fácil entender os motivos: uma dieta baseada na contagem de calorias não é o suficiente para garantir o emagrecimento. Afinal, se comermos um chocolate de apenas 100 calorias, isso até pode parecer pouco, mas as quantidades de gorduras, por exemplo, não estão sendo avaliadas e contadas nesse mesmo cálculo.

Por isso, por mais que as calorias sejam contadas e consumidas diariamente em menores quantidades, isso não necessariamente significa que o emagrecimento será possível, exatamente pela falta de controle dos nutrientes ingeridos em cada refeição.

Como fazer a contagem de calorias?

Se, mesmo assim, você optar por realizar uma dieta baseada em cálculo de calorias, ela é realizada de forma simples: você define quantas calorias irá ingerir por dia, e tudo o que for consumido você deve anotar até chegar nessa quantidade limite de calorias.

Em uma dieta de 1.200 calorias, que é a mais comum entre os indivíduos que querem garantir o emagrecimento saudável, a pessoa deve anotar o que é consumido em cada uma de suas refeições, controlando a quantidade de calorias ingeridas em cada uma delas.

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Júnior Cipriano

Meu nome é Júnior Cipriano. Sou Blogueiro, apaixonado por emagrecimento e uma alimentação saudável.

Website: http://www.emagrecerfazbem.com.br

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